domingo, 18 de outubro de 2009

UNIDADE 5: ELABORAÇÃO E EDICÇÃO DE TEXTO E CRIAÇÃO DE TABELAS

5. Elaboração e edição de textos

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática
n Utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserir tabelas e gráficos, criar
referências das fontes para imagens e citações retiradas de materiais de outros autores,
salvar documentos e exportar documentos, como arquivos htm.
n Conscientizar sobre o cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de
onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.) que
utilizamos.
n Enviar mensagens eletrônicas com anexos.
n Utilizar o Google Documents.
n Identificar outros serviços de editoração disponíveis na Internet.

ATIVIDADE DE PRÁTICA 7

Para iniciarmos nosso trabalho, é necessário
abrirmos (carregarmos) nosso editor de texto, e
para isso basta seguir as seguintes etapas:
1 – Na barra de atalhos escolha a opção INICIAR.
2 – Escolha FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE.
3 – Escolha EDITOR DE TEXTO BrOffice.org.


Uma vez aberto nosso editor de texto vamos digitar o seguinte texto, (não se preocupe com formatos, aprenderemos isso ao longo desta tarefa).

O Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO foi instituído pela Portaria Ministerial nº 522, de 09 de abril de 1997, com a finalidade de promover o uso pedagógico das
tecnologias aplicadas à educação nas escola públicas de ensino fundamental ou médio.
Em 2007, a Secretaria de Educação a Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da
Educação – PDE, elaborou revisão do Programa postulando a integração e articulação de três
componentes:
1. A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com
computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga).

2. A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para uso
pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

3. A oferta de conteúdos educacionais e recursos educacionais multimídia e digitais,
soluções e sistemas de informação disponibiliza dos pela SEED/MEC nos próprios
computadores por meio do portal do professor, da TV Escola (TV-DVD), etc.
Continuando sua missão, o Proinfo, em março de 2008, iniciou uma das maiores capacitações no uso das TICs: o Proinfo Integrado.


Vamos treinar modificando a palavra
PROINFO na primeira linha do primeiro parágrafo?

Selecione a palavra PROINFO
2. Clique na opção EDITAR na barra de comandos.
3. Escolha a opção Recortar .
4. No local, agora, digite Proinfo.

Poderíamos realizar esta tarefa realizando os seguintes passos:

1. Coloque o cursor no início do parágrafo.
2. Selecione a opção EDITAR na barra de comandos.
3. Selecione a opção LOCALIZAR e SUBSTITUIR.

4. Digite, no campo procurar por, a palavra
desejada: PROINFO.
5. Digite, no campo Substituir, a nova palavra
ProInfo.

6. Clique no botão Substituir.
Note que a palavra foi substituída. Caso existam mais
palavras que você queira alterar, basta continuar localizando
e substituindo uma a uma, ou clicando de uma
vez no botão Substituir Tudo, que o editor de texto
realizará todas as substituições encontradas.


Outra atividade que podemos realizar com um editor de texto é o cancelamento
daquilo que acabamos de fazer. Por exemplo, posicione o cursor no
final do primeiro parágrafo e digite a palavra “professor”.

Agora siga os seguintes passos:
1. Selecione a opção EDITAR na barra de comandos.
2. Selecione a opção Desfazer Digita ção: “Professor” (note que a palavra
já se encontra explícita).

Selecione um parágrafo inteiro (o primeiro parágrafo). Coloque o cursor no
meio do parágrafo desejado e dê um triplo clique (aperte seguidamente por três
vezes o botão esquerdo do mouse).
Viu como o parágrafo inteiro foi selecionado?

2. Escolha a opção EDITAR na barra de comandos.
3. Escolha COPIAR.
4. Posicione o cursor no texto. !
5. Escolha a opção EDITAR na barra de comandos.
6. Escolha a opção COLAR.
Veja que o parágrafo foi copiado para o final do texto.

Vamos agora trabalhar um pouco com a formatação de nosso texto.
1. Selecione o primeiro parágrafo.
2. Escolha a opção FORMATAR na barra de comandos.
3. Escolha a opção Caractere.
4. Escolha a aba Fonte na caixa de comando.
5. Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usaremos “Bitistream
Charter”).
6. Escolha o tipo da fonte (escolheremos “Negrito”).
7. Escolha o tamanho (escolheremos 14).
Efeito de texto

Vamos agora trabalhar um pouco com a formatação de nosso texto.
1. Selecione o primeiro parágrafo.
2. Escolha a opção FORMATAR na barra de comandos.
3. Escolha a opção Caractere.
4. Escolha a aba Fonte na caixa de comando.
5. Escolha a fonte que desejar (em nosso exemplo usaremos “Bitistream
Charter”).
6. Escolha o tipo da fonte (escolheremos “Negrito”).
7. Escolha o tamanho (escolheremos 14).


Na aba Efeitos de Fonte, temos outras opções como Sublinhado (vamos
colocar pontilhado a titulo de exemplo), modificar a cor da fonte para vermelho
e colocar também o efeito caixa alta (versalete). Clique no botão OK
para confirmar as alterações;

Note que ainda há mais opções de formatação como, por exemplo, posição
do texto (sobrescrito, subscrito, etc), hiperlink (será explicado posteriormente)
e plano de fundo (sombreamento).


É importante notar que, em todas as formatações, antes de concluirmos o
trabalho clicando no botão OK, é possível observar as transformações na tela
da caixa de comandos:

Alguns caracteres são chamados de especiais ou são considerados símbolos,
como o símbolo @ (arroba) usado em e-mails. Tais símbolos são também caracteres,
e podem ser inseridos em um texto ou uma planilha de forma simples. Para tanto,
realize os seguintes passos:

1. Posicione o cursor no final do primeiro parágrafo.
2. Selecione a opção INSERIR na barra de comandos.
3. Escolha a opção CARACTERE ESPECIAL.
4. Escolha a fonte desejada (em nosso exemplo escolhemos Dejavu Sans).
5. Escolha o Subconjunto (no exemplo formas numéricas).
6. Escolha o símbolo desejado (no exemplo 2/3).



7. Clique no botão OK.

1. Escolha a opção FORMATAR na barra de comandos.
2. Escolha a opção PARÁGRAFO.


A formatação de parágrafos permite alinhamentos, criação de bordas e sombreamentos,
caixas de texto, entre outros.
Na aba Recuos e Espaçamentos é possível trabalharmos os recuos antes de
iniciarmos textos, acima ou abaixo dos parágrafos, etc.
Vamos nos concentrar neste modelo nas principais
formatações, assim:
3. Selecione a aba Alinhamento.
4. Escolha a opção JUSTIFICADO, mantendo a última
linha à esquerda.
!
5. Selecione a aba BORDAS escolhendo o último estilo
de Sombras e Linha estilo 4pt.
6. Dê um clique no botão OK.


ATIVIDADE DE PRÁTICA 8 TABELA

Na nova página que acabamos de criar, vamos construir juntos uma tabela.

1.Selecione a opção Tabela na barra de comandos.
2.Escolha a opção INSERIR.
3. Escolha TABELA.
4. Escolha o número de linhas e colunas que você deseja ter em sua tabela
(em nosso exemplo escolha 5 colunas e 11 linhas).
5. Clique no botão OK.

Note que foi inserida uma tabela em nosso
texto com 5 colunas e 11 linhas.

Acima da tabela já temos automaticamente
uma barra de atalhos para facilitar o trabalho com
tabelas em um editor de texto.
Digite o seguinte texto na tabela criada (não se preocupe com formatação).


As partes de uma tabela são chamadas de células. As células são a intercessão
entre linhas e colunas. Cada coluna pode se relacionar com uma letra (iniciando
pelo A) e cada linha por um número (iniciando pelo número 1). Assim, na
célula A1 você deve ter digitado UF, correto?

Nos editores de texto esses endereços não são tão aparentes como nas planilhas.

Para se movimentar entre as células de uma planilha, use as setas de movimentação
ou simplesmente clique com o mouse na célula desejada.

A tecla TAB, representada em alguns micros por duas setas , é usada
para se mover entre as células, porém, na última célula, esta tecla tem como função
a criação automática de mais uma linha de células.
Agora que você já criou uma tabela, é importante saber dar uma forma a esta
tabela, colocando cores, alinhando textos, criando fórmulas, etc.

Vamos iniciar o trabalho selecionando a primeira linha. O processo de seleção
é o mesmo usado para selecionar palavras, ou seja, posicione o cursor antes da
palavra UF, pressione o botão esquerdo e arraste até o final da palavra “total de
Professores”.
Na barra de atalho da tabela selecione o seguinte botão:

(PARÁGRAFOS ALINHADOS À ESQUERDA)
A exemplo do editor de texto, a planilha também tem seus botões de atalho
ou formatação rápida.
Esses comandos permitem que alinhemos o texto em relação a
altura da célula de três formas: superior, centralizado ou inferior.

Veja que os textos selecionados são alinhados no centro da célula.

Agora, como podemos perceber, os textos só foram centralizados em relação
à altura das células. Para alinharmos os textos de forma centralizada em
relação a largura da célula devemos selecionar as células e clicar no botão
centralizar na barra de formatos do editor de texto.

Um recurso importante para os professores é a possibilidade de se colocar uma
fórmula matemática na sua tabela. Para realizar esta operação, siga os seguinte
passos:


Ilustrando seu texto

Para realizar esta tarefa, vamos buscar imagens na Internet, utilizando o site
de busca Google. Se você não tem acesso à Internet, procure imagens salvas
em seu computador (fotos, figuras). Lembre-se que você sempre pode procurar o
formador do curso quando precisar utilizar um computador ou a Internet. Entre em
contato com seus colegas de curso e combinem de trabalhar juntos.


Você precisará capturar a imagem escolhida. Para tanto, você pode copiar
ou salvar a imagem.
6. Para salvá-la em nossa pasta no computador, clique com o botão direito
do mouse sobre ela e depois em Salvar imagem como...
Aparecerá a seguinte tela:
! Note que, no campo nome, temos uma sugestão de nome para esta imagem.
Se preferir dar outro nome, é só começar a escrever (não é necessário
colocar a extensão do arquivo – isso é feito automaticamente pelo software). No
nosso exemplo vamos manter o nome sugerido: imagens.jpeg.
7. Clique na opção SALVAR NA PASTA.
9. Clique no botão Salvar .

De qualquer forma, você precisará proceder ao processo de copiar e
colar para inserir a imagem em seu texto. A diferença é que, salvando-a em
uma pasta, você terá acesso a ela toda vez que precisar. para inserir a imagem
no texto, siga os passos:

1. Volte ao editor de texto no final da página 01.
2. Clique na opção INSERIR.
3. Depois escolha figura.
4. Escolha a opção DO ARQUIVO.
5. Selecione o arquivo desejado (no nosso exemplo o images.jpeg)
6. Clique em abrir.

Pronto, a figura foi inserida em nosso texto.

Convite para aprofudar os estudos da unidade

1- Leia o artigo “Formação do conhecimento coletivo: o papel do professor em tempos
de web arte e copyleft”, que aborda questões relativas à incorporação de recursos virtuais
como um componente de cursos presenciais, bem como os problemas decorrentes do
uso desta estratégia.
Após uma breve apresentação dos recursos para a educação a distância, o autor Luís
Rogério da Silva mostra as vantagens do uso dessa modalidade de educação. O impacto
da tecnologia na educação e os institutos legais à disposição do educador são abordados
nesse trabalho. Finalmente, o autor discute as perspectivas em pedagogia e questiona a
respeito do significado da escola na atualidade.
Este artigo está disponível em http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo3.
pdf.
2- Leia o texto “Como utilizar a Internet na educação”, de José Manuel Moran, disponível
em arttext&tlng=>; .
Neste texto, Prof. Moran faz “um relato e análise de experiências pessoais e institu

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