sábado, 3 de outubro de 2009

Aula 4 Debater na Rede

4. DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA,
FÓRUM DE DISCUSSÃO E NETIQUETA


Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:
Utilizar ferramentas de comunicação.
Listar e distinguir as ferramentas de comunicação via Internet: bate-papo (chat),
fórum, lista de discussão.
Refletir sobre as transformações que essas ferramentas de comunicação provocam
na sala de aula e na interação professor/aluno.
Elaborar texto contendo as reflexões sobre as várias ferramentas de comunicação.
Elaborar proposta de utilização pedagógica das ferramentas aprendidas.
Conhecer procedimentos de segurança e etiqueta para comunicação na Internet.



Fórum de discussão
O fórum é um espaço virtual de discussão onde cada participante escreve sua opinião,
sendo que o assunto gira em torno de um tema pré-determinado pelo criador do fórum.


R E F L E X Ã O ]

Quantas vezes nos reunimos presencialmente para trocar idéias a respeito de um
tema que nos inquieta! Você já está acostumado a participar desse tipo de discussão,
seja na vida cotidiana, seja na vida escolar.
Pode-se fazer o mesmo através da rede de computadores?
Será que muda alguma coisa nesse processo quando se debate e conversa com
outras pessoas pelo computador?



Observe como são listadas as mensagens e as pessoas que
as enviaram. Veja o controle de data e horário. Veja o controle de mensagem inicial e


O ideal, no fórum de discussão, é responder para o grupo e não
para a pessoa, assim todos são estimulados a colaborar entre todos.
















Há outra ferramenta que mostra as mensagens por encadeamento, que permite ver a
lista de mensagens trocadas pelo título e emissor, de modo que se pode ver a mensagem
original e as respostas (réplica, tréplica), reconstituindo a dinâmica da discussão.
Ver as mensagens por encadeamento oferece a vantagem de permitir o acompanhamento,
o controle e a análise da participação. Por exemplo, pode haver pelo menos três
comentários a respeito de uma mesma mensagens. É possível saber se houve debate,
se houve monopolização da discussão, se todos participaram, quais as mensagens que
suscitaram mais discussão, além dos argumentos utilizados no corpo das mensagens e
assim por diante.
Obeserve abaixo a representação de uma lista de discusão.


Vamos experimentar uma discussão em um fórum?
Conversamos um pouco sobre o fórum e sobre como ele pode ser utilizado. Agora é
hora de participar de uma discussão desse tipo.
1. Pergunta
1.1 - Primeira resposta
1.2 - Outra resposta
1.1.1 Resposta ao item 1.1
1.1.2 Resposta ao item 1.1
1.3 - Respondendo ao item 1
2. Nova Pergunta
2.1 - Respondendo a nova pergunta

ATIVIDADE DE PESQUISA 2
Procure na Internet e registre informações sobre os fóruns de discussão. Você
poderá encontrar informações sobre como eles funcionam e alguns fóruns sobre
assuntos bastante interessantes.
Caso não tenha acesso à Internet localize pessoas que participam de fóruns
de discussão e procure levantar e registrar questões sobre a experiência delas.
Grave o seu texto como arquivo e guarde na sua pasta de usuário.

ATIVIDADE DE PRÁTICA 4

Entre no site indicado pelo formador, onde estará disponível o fórum de discussão.
O tema dessa discussão é o papel do educador e as mudanças ocorridas
com a inserção da tecnologia na sala de aula.
Veja a pergunta que orientará a discussão de todos:
O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente,
todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar
nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos
destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente
do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que
antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu
papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?
Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?
Registre no fórum a sua opinião sobre este assunto, buscando levar em conta
todos os pontos importantes, levantando questões para os colegas ou apresentando
suas experiências. Você também pode responder ao comentário de
outros colegas no fórum. O objetivo é que todos possam trocar idéias sobre essas
mudanças na escola, já que elas provocam muitas angústias e incertezas.




Caso não tenha acesso à Internet, converse com o formador e participe da dinâmica
sobre fórum de discussão. Lembre-se de que um fórum assemelha-se a
uma discussão registrada (em livro de atas, computador, etc). Uma mensagem
inicial desencadeia uma série de respostas, na qual os envolvidos argumentam
e contra argumentam sobre um episódio qualquer até a solução final.





http://inforum.insite.com.br/73615/7415110.html




Bate-papo (Chat)

O chat é uma ferramenta de comunicação síncrona muito usada, pois possibilita a
troca de mensagens de forma bastante ágil, rápida e, na maioria das vezes, breve. É uma
conversa em tempo real, na qual os participantes digitam suas perguntas, respostas ou
afirmações, sendo que todos que participam desta conversa vêem na tela do computador
tudo que foi digitado.
O chat pode ser muito útil para tomada de decisões, resolução de problemas, tempestade
de idéias e fortalecimento laços sociais. Além disso, por acontecer em tempo real, os
participantes têm a certeza de que a presença social existe, que há mesmo outra pessoa
do outro lado da tela e, como a interação é muito dinâmica, o tempo passa despercebido
e há muita interação.
Por outro lado, o chat mostra-se pouco adequado para atividades que exijam tempo
maior para refletir e elaborar idéias, informações e conteúdos mais complexos (Mercado,
2005, p. 53).
Em educação, o chat é muito utilizado para conversar sobre determinados assuntos e
debater sobre textos. É interessante combinar data e hora do encontro; início e término da
discussão; tema a ser debatido; aspectos relevantes a focalizar; necessidade de mediadores
e objetivos da conversa.
O chat, bem como outros recursos da Internet, possui algumas regras de uso que devem
ser repassadas para os participantes. Tais regras fazem parte da prática do mundo
virtual e também devem ser seguidas nas aulas via chat.
Alguns chats ocorrem entre duas pessoas, mas a maioria não possui restrição quanto
ao número de participantes. Quando esse número é muito grande, existe o risco da conversa
se tornar tumultuada pelo excesso de frases e conversas, muitas vezes, paralelas.
Quem se acostuma com o chat consegue acompanhá-lo mesmo com um número grande
de pessoas.


D E STA Q U E ]
A escrita pode inibir as pessoas que participam de um chat, porque não se dispõe
de alguns recursos de comunicação que utilizamos na conversação oral, como tom de
voz, gestos. Pode-se usar os emoticons (ou smileys) ou símbolos para mostrar algum
sentimento particular, evitar confusões ou inferências erradas (observe que muitas ferramentas
de chat apresentam o emotion na barra de digitação).
Como a velocidade de conversação nos chats é grande é muito comum o uso de
abreviações e símbolos. Veja a seguir os mais comuns: vc= você; tb = também; pq =
porque; emho = em minha humilde opinião, etc.


:-) estou alegre ou sorriso
:-( estou triste
:-D desconectar sorrindo
:-] sorriso sarcástico
;-) piscando o olho
8-) uso óculos
@ & :-) estou confuso
:-S assunto sigiloso
:- < ? Não sei responder
:-# censurado
:- x beijinhos
: - X beijões
: - { ) uso bigode
< : - ) palhaço
: - )) gargalhada
( : - $ doente
: - ( = ) linguarudo
: - ) < * falando várias coisas

De qualquer forma, o chat ultrapassa barreiras físicas, principalmente, e oferece uma
forma rápida de comunicação. Veja alguns sites que oferecem salas de chat gratuitas:

− http://chat.terra.com.br

− http://www.clubeamizade.com/

− http://videochat.globo.com/

O chat mais usado, no momento, é o chamado MSN, que é encontrado no site http://
br.msn.com/
Ele não é o único site que oferece este serviço. Informe-se também como utilizar o
Skype (http://www.skype.com).
Para as atividades deste curso vamos utilizar um software gratuito para o bate-papo.

Se você é um usuário cadastrado do Gmail, possui uma ferramenta de conversa instantânea
no seu e-mail. Para utilizá-la entre no site do Gmail (http://www.gmail.com) e acesse
seu correio eletrônico.

Logo que acessá-lo, no canto esquerdo da tela, você verá o serviço de conversa (Contatos
rápidos), onde aparecem seus contatos on-line. Os contatos rápidos são aqueles
que você cadastrou ou para quem já mandou algum e-mail, e que também é um usuário
do Gmail. Para conversar com esta pessoa, basta clicar uma vez sobre o nome dela.



Cada um pode determinar seu status ou seja, sua disponibilidade para o bate-papo, clicando na seta abaixo de seu nome e escolhendo uma das opções que aparecem na imagem acima. Você ainda pode escrever uma mensagem personalizada, informando suas atividades ou vontade de conversar.

Veja se a pessoa está disponível para conversa por meio dos seguintes sinais:
l O ícone verde significa que a pessoa está on-line (está acessando o e-mail) e disponível
para conversa.
l O ícone vermelho significa que a pessoa está on-line, mas está ocupada e talvez não
possa conversar.
l O ícone cinza com um x significa que a pessoa não está on-line ou que saiu do programa.




Quando a conversa é iniciada, surge uma janelinha na parte inferior da tela do computador.


Quando a conversa é iniciada, surge uma janelinha na parte inferior da tela do computador.




Nessa janela aparecem as mensagens escritas por você e pela outra pessoa. Para escrever,
você precisa digitar na caixa em branco, acima da palavra Opções e depois clicar
no tecla Enter do teclado.


ATIVIDADE DE PRÁTICA 5
Você já mandou e-mails para alguns colegas que provavelmente possuem email
no provedor do Gmail. Então acesse o seu e-mail e verifique se seus colegas
aparecem com o status on-line (verde) para você. Se algum estiver on-line,
clique sobre o nome dele e inicie uma conversa na janelinha que apareceu na
parte inferior da tela. Troquem idéias sobre essa possibilidade de conversas rápidas
em diferentes recursos da Internet. Caso tenha problemas, peça o auxílio
do formador para verificar as dificuldades com o bate-papo do Gmail.
Caso não tenha acesso à Internet, converse com o formador para participar
da dinâmica sobre chat. Você também pode localizar colegas que usam esta
ferramenta, e tentar experimentá-la. Outra possibilidade são as salas pagas de
acesso à Internet.
Lista de Discussão

A lista de discussão é um recurso muito usado por grupos que precisam trocar e-mails
entre si. Esse grupo pode ser formado por colegas de trabalho, por parceiros de uma pesquisa
ou ainda por pessoas com algum assunto em comum.
A lista de discussão funciona da seguinte forma: uma pessoa cria a lista em um provedor
de e-mail que possua este serviço. Após criada a lista, definido o nome e o e-mail do
grupo, convidam-se outras pessoas interessadas em participar. Depois que um interessado
aceita o convite, ele já pode mandar e-mails para a lista.
O recebimento das mensagens é prático, pois cada um, quando quer se comunicar,
manda um único e-mail para o endereço da lista, que envia este e-mail para todos os
inscritos no grupo de discussão. Então, no lugar de mandar um e-mail para vários destinatários,
tendo que conhecer o e-mail de todos, envia-se a mensagem apenas para o
endereço do grupo que distribui a mensagem para todos.

D E STA Q U E ]

A operação de listas é realizada por uma pessoa que funciona como moderadora ou
webmaster, que direciona as mensagens e faz a triagem, pois pode ocorrer de alguns
participantes inoportunamente remeterem mensagens que não tenham relação com o
que se discute na lista, seja por razões éticas, políticas ou outras quaisquer. O interessado
em ser membro de uma lista de discussão precisa de autorização do moderador.
(Marcuschi & Xavier, 2004, p. 58)


É importante notar que, nesta ferramenta de comunicação, nem todos os participantes
precisam estar on-line no momento da troca de mensagens: o e-mail é enviado para todos,
que lerão as mensagens quando acessarem seus e-mails. Ainda é possível utilizar um
comando de confirmação de leitura que permite saber se todos lêem tudo que é enviado
para a lista, mas não é obrigatório que todos respondam sempre aos e-mails.

Os provedores de e-mail Gmail e Yahoo são possibilidades para a criação de grupos de
discussão. Geralmente é disponibilizado um espaço para o compartilhamento de arquivos
para os grupos, no site gerado para o grupo. Alguns serviços também permitem a criação
de salas de chat.
Normalmente as listas permitem que os usuários cadastrados enviem arquivos em anexo
ao e-mail. Mas pode haver bloqueio dependendo do tamanho do arquivo ou se esse
for suspeito. Em geral, em listas, envia-se apenas arquivos realmente necessários, sendo
que anexos sem importância devem ser enviados diretamente para os destinatários que
os desejarem. Isso auxilia e evita que as caixas de entrada de todos os cadastrados no
grupo fiquem lotadas com um número grande de arquivos.

Localize algumas listas de discussão em http://listas.softwarelivre.org/

SAIBA MAIS

Listas de discussão são ferramentas de comunicação assíncronas, ou seja, para o recebimento
e envio de mensagens não é necessário que os participantes estejam conectados
ao mesmo tempo. Mas elas possibilitam também uma comunicação síncrona através da
ferramenta de bate-papo existente na lista, exigindo que os participantes da discussão estejam
conectados simultaneamente para que o processo de comunicação ocorra.
Geralmente as listas são temáticas e tratam de um deteminado assunto definido na página
de abertura da mesma. Assuntos que não dizem respeito aquela temática podem ser
aceitos ou não pela pessoa que o criou. Um gerente de lista é também chamado de moderador,
porque, antigamente, as mensagens eram liberadas somente após a leitura pelo
webmaster.
Todavia, há um grande número de listas que não são moderadas pelo gerente. Nesses
casos o gerente pode escolher um grupo de ajudantes moderadores.

Regras de etiqueta para a Internet: netiqueta

O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao péda-
letra: a etiqueta no uso da rede (net). Assim como em atividade de grupo, na Internet,
cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de
maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.
Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas
devem comportar-se de forma apropriada quando estiverem utilizando as ferramentas de
comunicação. Veja a lista abaixo:
nNunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador.
Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.
Seja claro, breve e objetivo.
Use um formato adequado.
Enderece corretamente sua mensagem.
Respeite direitos autorais (copyright).
Não divulgue propaganda pela rede.
Respeite a privacidade dos outros.
Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ
IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.
Sorria :-); pisque ;-); chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!
Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.
Participe quando tiver algo a dizer.
Responda as mensagens recebidas.
Não envie mensagens repetidas.
Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio
eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.
Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem
original na memória do leitor. Pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem
toda.
Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguém
já pode ter dito o que você quer dizer.


Se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, ao clicar
em Reply ou Responder, o endereço será o da lista. Nesse caso, verifique no
cabeçalho da mensagem, pois ali costuma estar o endereço de quem a enviou à lista
de discussão.
Ao reenviar mensagens ou mesmo respondê-las, retire os cabeçalhos, evitando duplicar
informações, sem deixar de citar as fontes.
Antes de executar programas obtidos via rede ou abrir arquivos, use o programa
antivirus para fazer uma varredura neles, e procure ter certeza de que as defesas de
seu computador estão funcionando.
Sempre peça permissão para repassar mensagens, respeitando a privacidade dos
outros e não esqueça de mencionar a origem da informação.
Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitará
distorções e dificuldades na interação.
Procure outras recomendações de netiqueta na Internet.

Acesse estes site sobre netiqueta.
http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
http://www.torque.com.br/dicas/Internet/netiqueta.htm
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1574

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